Portuguese Belarusian English Russian Spanish

Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Belarus

Quem somos

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BRASIL - BELARUS (CCIBB): HISTÓRICO

QUEM SOMOS

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Belarus (CCIBB) foi fundada em abril de 1999, durante a visita do Senhor Aleksandr Sazonov, Ministro de Estado de Empresariado e de Investimentos de Belarus e do Sr. Petr A. Kapitula, Assessor do Presidente da República da Belarus ao Brasil. A câmara tem abrangência nacional e está filiada à Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a mais antiga associação de classe no Brasil, e à Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Os fundadores da Câmara foram a Federação das Câmaras de Comércio Exterior, diplomatas, representantes dos governos, empresários e personalidades públicas, entre eles, o Embaixador Sizínio Pontes Nogueira, ex-Embaixador do Brasil na Rússia e o Dr. Nilo Neme, membro do Conselho da FCCE. Atualmente a Diretoria é representada pelo Dr. Jorge Scévola de Semenovitch, arquiteto, escritor e ex-Assessor do Prefeito do Rio de Janeiro, Dr. Aluísio de Souza Sobreira, Vice-Presidente da Câmara Brasileira de Contêineres e Transporte Multimodal – CBC, Dr. Célio Schwartz, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Prof. Dr. Claudio Ivanof Lucarevschi, Secretario dos Transportes do Município de Itaboraí, RJ, outros empresários, pessoas físicas e jurídicas.

Celebramos o Acordo de cooperação com a Câmara Nacional de Comércio e Indústria Brasil - Belarus (BelTPP) em 2001 e com a sua filial na cidade de Brest, em 2013. Temos parcerias com as Câmaras de Comércio bilaterais da Rússia e da China, universidades (UFRJ, UERJ). Assinamos o memorando de entendimento com a Bolsa Universal de Commodities de Belarus em 2012. Em 2014 fechamos uma parceria com a Confederação Empresarial da República de Belarus. 

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Belarus é uma associação sem fins lucrativos, um órgão consultivo e informativo, que organiza visitas, eventos específicos para empresas e instituições associadas, que atuam no comércio bilateral e multilateral, sendo que a perspectiva da mesma se define como uma das versáteis e promissoras entidades de amparo e de estímulo ao intercâmbio econômico e comercial entre empresários brasileiros e parceiros no emergente espaço pós-soviético.

ATIVIDADES

Através dos seus órgãos técnicos a Câmara atende a consultas de associados sobre aspetos gerais e específicos do comércio bilateral, pesquisa e sugere a associados propostas de negócios, que abrangem áreas de comércio, indústria, ciência, tecnologia, cultura e turismo, canaliza sugestões de procura de negócios pelo eixo Brasil - Belarus.

Mediante contatos permanentes com Câmaras congêneres de Comércio e Indústria nos dois países, bem como por intermédio de órgãos governamentais e não-governamentais, assistida pela Embaixada de Belarus em Brasília, a Câmara Brasil - Belarus busca complementar a promoção comercial de produtos e serviços das instituições e empresas associadas. A Câmara orienta comitivas comerciais do Brasil e de Belarus em viagens recíprocas, oferecendo informações e assessorando integrantes das missões, organiza seminários, promove feiras e exposições.

A Câmara coloca à disposição dos associados, sob qualquer forma acessível, as informações, sobre a exportação e importação, legislação fiscal, financeira e cambial, transportes, logística  e comunicações, veicula informações sobre atividades da Câmara e oportunidades de negócios no Brasil e na Belarus.

A Câmara promove encontros, palestras, seminários, conferências, convidando autoridades, lideranças empresariais, especialistas para debaterem com os associados os rumos e os ajustes dos intercâmbios econômicos, comerciais, tecnológicos, turísticos, esportivos e culturais.

DIREITOS DOS ASSOCIADOS

• Eleger e ser eleito para órgãos da Diretoria;
• Ter acesso às informações, relatórios e comunicações, referentes a atividades da Câmara e a oportunidades de negócios;
• Participar de iniciativas e de eventos de caráter comercial, cultural e social, bem como em palestras, almoços de trabalho, conferências, cerimônias de acolhimento de autoridades e personalidades, e em todos os demais empreendimentos, como feiras, viagens e encontros e outros atos de significado bilateral.

Observação: a Câmara não remunera por qualquer forma os cargos de sua Diretoria, Conselhos e não distribui lucros, bonificações ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto.

DEVERES DOS ASSOCIADOS

• Fazer contribuições sociais regulares;
• Participar de Assembleias Gerais e de atividades da Câmara.

 

Fale Conosco

Politica internacional